Se você participa do programa Nota Legal no Distrito Federal, é hora de aproveitar seus créditos para reduzir os valores do IPTU e IPVA de 2025. O prazo para indicação dos créditos se encerra no dia 20 de janeiro, conforme estabelecido pela Portaria nº 819/2024. Essa antecipação permite que os boletos já sejam enviados aos contribuintes com os descontos aplicados.
Como Utilizar Seus Créditos
1. Acesse o Portal do Nota Legal
Faça login na plataforma oficial do programa. Caso ainda não tenha cadastro, é possível realizá-lo no mesmo local.
2. Consulte Seu Saldo de Créditos
Verifique os valores acumulados para utilizar no abatimento dos impostos.
3. Indique o Destino dos Créditos
Escolha entre o IPTU (imóveis) ou o IPVA (veículos) e informe o imóvel ou veículo correspondente. Dê prioridade aos débitos vencidos para evitar juros e multas.
Além do abatimento nos impostos, os créditos também podem ser resgatados em dinheiro, mas o período para solicitação desta modalidade ocorrerá em junho de 2025.
Impacto do Nota Legal
De acordo com a Secretaria de Economia, o programa deve arrecadar cerca de R$ 1,9 bilhão com o IPVA e R$ 1,4 bilhão com o IPTU. Para os contribuintes, é uma oportunidade de economizar e manter as finanças em dia.
Não deixe para a última hora! Aproveite essa chance de reduzir suas despesas e incentivar o consumo consciente no Distrito Federal.
Para mais dicas sobre gestão financeira e informações fiscais, continue acompanhando o blog da Controller Contábil!